Evolution Maker

Você não esta conectado. Para poder ver links e imagens registre-se ou logue-se

Participe do fórum, é rápido e fácil

Evolution Maker

Você não esta conectado. Para poder ver links e imagens registre-se ou logue-se

Evolution Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    Drops - Editor de script

    <ADM>Aniki
    <ADM>Aniki
    Admin Oficial


    Mensagens : 47
    Pontos : 136
    Data de inscrição : 31/05/2012
    Idade : 27

    Drops - Editor de script Empty Drops - Editor de script

    Mensagem  <ADM>Aniki Sex Jun 08, 2012 1:16 am

    Achei interessante montar este drops para mostrar que um script como é fácil montar um script para ajudar em seu jogo.

    Primeiro
    montar um script não é tão diferente de montar um executa code o que
    você deve saber é que você usara os scripts dentro do execute code e um
    script acaba se tornando um comando então será necessário () assim como draw_test tem que se colocado onde e qual texto você quer colocar.

    E para isso você no script tem de saber onde o que você colocou lá no executa code e para isso você usa argumentos em GML argument, e você pode usar no máximo 16 arguments e eles são:

    agument0
    argument1
    argument2
    argument3

    .
    .
    .

    argument14
    argument15


    Mas você me disse que são 16, mas só montra 15! Na verdade são 16 porque contasse também o 0.

    Agora para tomar de exemplo irei usar uma regra de 3 que usei na aula 9 e pode ser usada lá quando pronto:

    Na aula o que foi feto:

    Código:
    Código:
    Barra_vida = vida * 100 / 5

    E em nosso script o que faremos?

    Iremos substituir os números e variáveis por argumentos:

    Código:
    Código:
    Barra_vida = argumen0 * argument1 / argument2

    Outra
    coisa muito importante é o nome de seu script porque será o que você
    devera escrever para chamá-lo então na área Name: coloque o nome de
    nosso script que será: regra_de_tres

    Agora em nosso script onde tem:

    Código:
    Código:
    barra_vida = vida * 100 / 5

    Pode ser substituído por:

    Código:
    Código:
    regra_de_tres(vida,100,5)

    Mas você vai me perguntar: Pra que isso eu não podia deixar como antes?

    Deixar
    como antes você podia, mas assim você pode usar em qualquer hora em
    qualquer lugar imagina que você faz um código grande que você terá de
    repeti-lo muitas vezes só mudando alguns valores ai você faz um script
    para facilitar sua visualizar e também com mais comandos você tem mais
    possibilidades de fazer varias coisas.

    Mas esse script ainda tem
    um defeito você só conseguira usar ele usando se você tiver a var
    barra_de_vida para resolver esse problema podemos fazer algo como foi
    feito quando criamos nosso dano, lá nos retornamos a id do obj_dano que
    esta sendo criado. Então temos um comando retornado um valor e para
    fazer isso em um script temos que usar o comando return ele faz com que
    os valores conseguem retornar e ser colocado em uma var e isso ficam
    assim no script:

    Código:
    Código:
    return argumen0 * argument1 / argument2

    O return dispensa o uso de = (igual) tudo que tiver na frente dele e agora no execute code ficara:

    Código:
    Código:
    Regra_de_tres = regra_de_tres(vida,100,5)

    Galera, espero que tenham gostado e comecem a fazer seus scripts para melhorar seus jogos.

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Seg maio 06, 2024 6:28 pm